Fantasporto 2012: “This Must Be the Place” encerra certame

This Must be The Place (2011)_1

Falta pouco mais de um mês para arrancar a 32ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto, que irá realizar-se, entre os dias 20 de Fevereiro e 4 de Março, nas instalações do teatro Rivoli. Nas últimas semanas tem sido divulgadas novidades interessantes acerca desta edição, uma delas é que o filme realizado por Paolo Sorrentino e que conta com Sean Penn no papel principal, “This Must Be the Place” vai fechar a 32ª edição do festival.

 

Outra das grandes novidades é que  Ed Wood, considerado o “o pior cineasta de todos os tempos”, vai ter no Fantasporto 2012 uma retrospectiva do seu trabalho. Norte-americano de nascimento, foi produtor, realizador e argumentista de filmes de terror, “love story´s” e ficção científica que se destacavam pela criatividade face aos limitados recursos que possuia para o fazer, tanto a nível técnico como de orçamento. Foi rapidamente que Ed Wood se tornou num cineasta de culto.

 

Bram Stoker, o criador do romance “Drácula” morreu há 100 anos. Surge assim uma homenagem a este grande escritor irlandês com a exibição de duas das mais significativas incursões no cinema deste livro de Bram Stoker: “Nosferatu” de Murnau e “Dracula” de Francis Ford Coppola, “servidos” em écran gigante e, no caso de “Nosferatu”, em cópia restaurada.

 

O filme de culto, “Blade Runner”, é um ícone do Fantasporto. Pelo que este clássico de ficção científica, realizado por Riddley Scott, vai regressar ao Fantasporto, que foi visto pela primeira vez no Fantasporto ’83 e ser o ponto alto de uma programação que terá como mote o futuro. Encerrando o programa especial dedicado ao Futuro que o Fantasporto este ano organiza entre 20 e 24 de Fevereiro será exibida a versão original deste filme, por muitos considerado o melhor filme da história do cinema.

 

Para além do já anunciado António-Pedro Vasconcelos, que vai ser homenageado, juntam-se a este outros grandes nomes da sétima arte como, Karen Shakhnazarov (realizador russo) e Alain Robbe-Grillet (realizador francês).

 

Fonte: Fantasporto 2012