Nomadland-Chloe-Zhao-2020-4

“Nomadland” foi o filme mais visto no regresso aos cinemas

“Nomadland – Sobreviver na América” foi o filme mais visto na semana de reabertura das salas de cinema, entre 19 a 25 de abril, segundo os dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA). Os cinemas de todo o país reabriram no passado dia 19 de abril, depois de terem estado fechados três meses.

O filme realizado pela chinesa Chloe Zhao, que triunfou esta madrugada nos Óscares 2021, ao conquistar os Óscares de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Atriz (Frances McDormand), levou aos cinemas 11.763 espectadores e registou uma receita bruta de mais de 66 de mil euros.

Chloe Zhao fez história ao ser a primeira mulher não branca a ser nomeada para a categoria de Melhor Realização e fez história ao ser a segunda mulher a vencer nesta categoria, depois de Kathryn Bigelow, por “Estado de Guerra” (2008). Em 93 edições dos Óscares a Academia premiou apenas duas mulheres na categoria de realização.

Segundo o ICA, “Mortal Kombat” foi o segundo filme mais visto da semana por 8.907 espectadores, seguido-se o filme de animação da Disney “Raya e o Último Dragão” com 6.877 espectadores.

“Undine”, de Christian Petzold, que também estreou nessa semana, foi visto por 668 espectadores, ocupando assim o sexto lugar do ranking da semana de 19 a 25 de abril. O novo filme de José Filipe Costa, “Prazer, Camaradas!”, que este mês percorreu os cineclubes de Santarém, Viseu, Faro e Évora, foi visto por 120 espectadores. O filme estreia comercialmente nos cinemas a 20 de maio.

Segundo os dados do ICA na semana entre 19 a 25 de abril foram ao cinema mais de 30 mil espectadores.

Skip to content