Inspiradas pelo desafio #52FilmsbyWomen, nós, do Elas no Cinema em Lisboa publicamos aqui no Cinema Sétima Arte, às sextas-feiras, recomendações de filmes realizados por mulheres de diferentes partes do mundo. Buscaremos, sempre que possível, priorizar obras que estão disponíveis em streamings ou nas salas de cinema de Portugal. Partilhem connosco também as suas recomendações!
Para esta semana, escolhi três filmes que estão ligados pela forma semelhante com que usam o documentário como dispositivo de encenação, seja para elaborar traumas familiares, para fazer um estudo de personagem ou para se preparar para as hostilidades de um novo emprego.
*
FILIPINAS
“Overseas”
[2019]
Realização: Sung-a Yoon
Em “Overseas”, mulheres filipinas enviadas a outros países para trabalhar como empregadas domésticas ou babás participam de uma formação em que são preparadas para lidar com distância da família e dos possíveis abusos dos patrões. A realizadora Sung-a Yoon manteve um diário de bordo em que observou um desses treinos, em que é possível perceber o tipo de discurso e lógica complexos que as empresas promovem. As treinadoras, ao mesmo tempo que ensinam a submissão e a obediência, mostram-nas que estes comportamentos não são intrínsecos às empregadas, e sim uma estratégia que devem recorrer para conseguir o retorno financeiro de que tanto necessitam. Além das aulas práticas de como limpar bem uma casa de banho e como servir a mesa, um dos exercícios mais impressionantes baseia-se em encenar situações vividas em experiências anteriores: quem foi babá faz o papel dos patrões e dirige a cena para reproduzir situações humilhantes que viveu. As encenações que denunciam os abusos sofridos servem para preparar as trabalhadoras que viajarão pela primeira vez e para elaborar o trauma das que já são veteranas nessa prática.
*
REPÚBLICA DOMINICANA
“Ramona”
[2023]
Realização: Victoria Linares Villegas
Disponível na Filmin
De filme produzido a estudo de personagem, “Ramona” dá dois passos atrás antes de dar um à frente. Camila Santana, a atriz que interpretaria uma menina dominicana grávida, de 16 anos, fica em dúvida sobre a verosimilhança da personagem que está a criar. A partir desse incómodo, ela sugere à realizadora que, antes de iniciar as rodagens, faça um estudo de personagem com adolescentes da República Dominicana que realmente estão ou estiveram grávidas muito cedo. Com a equipa reduzida, atriz e realizadora viajam a Santo Domingo para entrevistar essas meninas. A criação da personagem passa, então, a ser a própria criação do filme. Em “Ramona”, a realizadora Victoria Linares de Villegas, de 36 anos, faz dos bastidores o centro do filme num tensionamento entre ficção e não ficção, e apresenta o trabalho de criação a partir do trabalho de escuta do outro.
*
TUNÍSIA
“Quatro Filhas”
[Les filles d’Olfa, 2023]
Realização: Kaouther Ben Hania
Disponível na Filmin
“Quatro Filhas” é um filme impressionante que usa a câmara como dispositivo para dar a ver o trauma de perder duas irmãs e filhas. Das quatro filhas de Olfa, duas tiveram uma forte guinada ao extremismo islâmico. Para que a mãe e as filhas possam contar a sua história, a realizadora Kaouther Ben Hania contrata duas atrizes para atuarem no lugar das filhas ausentes e outra para atuar no lugar da própria Olfa. O filme então explora tanto os depoimentos da mãe, em primeira pessoa, quanto os ensaios e as dramatizações realizadas com as duas filhas e as atrizes. Ao mesmo tempo que Olfa é uma mulher espirituosa e insubordinada, é também muito conservadora e controladora. Essa ambiguidade não apenas contamina a criação das filhas como também acompanha as camadas narrativas do filme, que, à medida que avança, se mostram cada vez mais complexas. Em 2023, o filme esteve na seleção oficial de Cannes, vencendo o Olho de Ouro, e foi nomeado à melhor documentário nos Óscares em 2024.
*
Acompanhem as nossas recomendações semanais:
Elas no Cinema pelo Mundo #1 – Palestina, Chile, Argentina
Elas no Cinema pelo Mundo #2 – Afeganistão, África do Sul, Albânia
Elas no Cinema pelo Mundo #3 – Canadá, Grécia, Peru
Elas no Cinema pelo Mundo #4 – Alemanha, Angola, Arábia Saudita
Elas no Cinema pelo Mundo #5 – México, Nova Zelândia, Irão
Elas no Cinema pelo Mundo #6 – Áustria, Bangladesh, Bélgica
Elas no Cinema pelo Mundo #7 – Inglaterra, Itália, Estados Unidos
Elas no Cinema pelo Mundo #8 – Brasil, Bulgária, Colômbia
Elas no Cinema pelo Mundo #9 – França, Venezuela, Geórgia
Elas no Cinema pelo Mundo #10 – Arménia, Bósnia e Herzegovina, Costa Rica