A semana segue intensa neste início de temporada de prémios. Esta quarta-feira (4) trouxe a revelação dos vencedores da 96.ª edição do tradicional National Board of Review.
A notícia chega em uma semana particularmente movimentada: na terça-feira (3), o New York Film Critics Circle anunciou os seus premiados, enquanto o Film Independent Spirit Awards divulgou os indicados também nesta quarta.
Já na segunda-feira (2), o Gotham Awards ocorreu em Nova York, coroando a dramédia “A Different Man”, de Aaron Schimberg, como o melhor longa independente do ano.
Para encerrar a semana, na quinta-feira (5), será divulgada a aguardada lista do AFI Awards com os 10 melhores filmes do ano.
Wicked
A 96.ª edição do National Board of Review consagrou o musical “Wicked” como o grande vencedor, arrecadando os prémios de Melhor Filme e Melhor Realizador para Jon M. Chu. Na edição anterior, o destaque foi para o drama épico “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese.
“‘Wicked’ representa a pura magia que os filmes podem proporcionar ao público. Cada detalhe é maravilhosamente criado e planeado, os atores são todos excepcionais e a música é incomparável — juntos, eles formam uma experiência transportadora como nenhuma outra. A NBR tem orgulho em homenagear o diretor John M. Chu e a sua notável visão cinematográfica”, afirmou a presidente da NBR, Annie Schulhof.
O filme tem boas chances de garantir uma das 10 vagas na categoria de Melhor Filme na 97.ª edição do Óscares.
Nos últimos 40 anos, a maioria dos vencedores do prémio de Melhor Filme da NBR recebeu uma nomeação ao Óscar na mesma categoria, embora haja exceções, como “Deuses e Monstros” (1998), de Bill Condon, “Quills – As Penas do Desejo” (2000), de Doug Wright, e “Um Ano Muito Violento” (2014), de J.C. Chandor, que não foram nomeados.
Nesta década, o único filme que não obteve a nomeação foi “Da 5 Bloods: Irmãos de Armas” (2020), de Spike Lee.
Interpretação
Nas categorias de interpretação, Daniel Craig foi premiado como Melhor Ator pelo seu desempenho no drama de época “Queer”, de Luca Guadagnino.
Nos últimos dez anos, dois vencedores da categoria no NBR também conquistaram o Óscar: Casey Affleck, por “Manchester by the Sea” (2016), e Will Smith, por “King Richard” (2021).
Na categoria feminina, Nicole Kidman levou o prémio de Melhor Atriz pela sua aclamada interpretação em “Babygirl”, de Halina Reijn. Historicamente, o NBR tem demonstrado uma correlação mais forte com o Óscar nesta categoria: Brie Larson por “Quarto” (2015), Renée Zellweger por “Judy” (2019) e Michelle Yeoh por “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” (2022) foram premiadas pelo NBR antes de conquistarem a estatueta.
Os prémios de atuações secundárias foram para Kieran Culkin por “A Real Pain”, de Jesse Eisenberg, e Elle Fanning por “A Complete Unknown”, de James Mangold.
A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no dia 7 de Janeiro de 2025, em Nova Iorque, com apresentação de Willie Geist, co-âncora do Morning Joe, da MSNBC.
Vencedores
Melhor Filme
Wicked
Melhor Ator
Daniel Craig por Queer
Melhor Atriz
Nicole Kidman por Babygirl
Melhor Ator Secundário
Kieran Culkin por A Verdadeira Dor
Melhor Atriz Secundária
Elle Fanning por Um Completo Desconhecido
Melhor Realização
Jon M. Chu por Wicked
Melhor Estreia de um Realizador
India Donaldson por Good One
Melhor Argumento Original
Mike Leigh por Hard Truths
Melhor Argumento Adaptado
Clint Bentley e Greg Kwedar por Sing Sing
Melhor Filme Estrangeiro
The Seed of Sacred Fig, de Mohammad Rasoulof (Alemanha)
Melhor Documentário
Sugarcane, de Emily Kassie e Julian Brave NoiseCat
Melhor Conjunto
Conclave
Melhor Animação
Flow, de Gints Zilbalodis
Melhor Fotografia
Jarin Blaschke por Nosferatu
Melhor Revelação
Mikey Madison por Anora
Melhor Equipe de Dublês
Furiosa
NBR SPOTLIGHT
Colaboração criativa entre Cynthia Erivo e Ariana Grande
Top Filmes do Ano – Sem Ordem
A Real Pain
Babygirl
Furiosa
Juror nº2
Conclave
Anora
Queer
Gladiador 2
Sing Sing
Top 5 Filmes Estrangeiros – sem ordem
All We Imagine as Light
Santosh
Ainda Estou Aqui
The Girl with the Needle
Universal Language
Top 5 Documentários – sem ordem
Super/Man
Dahomey
Will & Harper
Look into My Eyes
Black Box Diaries
Top 10 Filmes Independentes – sem ordem
Hard Truths
Bird
Thelma
Good One
A Different Man
As Três Filhas
Ghostlight
Didi
Meu Eu do Futuro
Love Lies Bleeding