Nós, da agenda Elas no Cinema em Lisboa, publicamos todas as sextas-feiras aqui no Cinema Sétima Arte sugestões de filmes realizados por mulheres de diferentes partes do mundo.
A ideia dessa iniciativa, inspirada pelo desafio #52FilmsbyWomen, é promover o trabalho de realizadoras de vários países ao longo do ano todo. Embora nem sempre seja possível, buscaremos priorizar filmes que estão disponíveis em plataformas de streaming ou nas salas de cinema.
*
FINLÂNDIA
“Girl Picture”
[Tytöt tytöt tytöt, 2022]
Realização: Alli Haapasalo
Disponível na Filmin
Uma espécie de versão finlandesa da famosa série estadunidense “Girls” (2012-2017), da HBO, “Girl Picture” (cujo título original Tytöt tytöt tytöt significa Girls girls girls, em inglês) acompanha as buscas sexuais e românticas de três jovens mulheres finlandesas: as melhores amigas Mimmi (Aamu Milonoff) e Rönkkö (Eleonoora Kauhanen), que trabalham numa loja de batidos num centro comercial, e Emma (Linnea Leino), uma patinadora que revê a sua “paixão” pelo esporte quando começa a se apaixonar por Mimmi. Preamiado em Sundance, o filme, além de realizado por uma mulher, é escrito pela dupla Daniela Hakulinen e Ilona Ahti, que retrata de uma forma bem-humorada a amizade feminina e os dramas quotidianos vividos pelas personagens, como algumas situações constrangedoras que acontecem durante a relação sexual. É um filme interessante, mas direcionado para um público mais ali entre os seus 20 a 30 anos. Alli Haapasalo é contemporânea de uma ótima leva de realizadoras finlandesas, como Jenni Toivoniemi (“Games People Play”), Miia Tervo (“Aurora”) e Selma Vilhunen (“Stupid Young Heart”).
*
HUNGRIA
“The Girl”
[Eltávozott nap, 1968]
Realização: Márta Mészáros
Considerado o primeiro filme húngaro dirigido por uma mulher, “The Girl” também é a primeira longa-metragem da incrível realizadora Márta Mészáros, de 93 anos, conhecida por retratar as mulheres independentes e complexas do seu país. Protagonizado pela famosa cantora Kati Kovács, “The Girl” retrata uma garota da classe trabalhadora (personagem habitual dos filmes de Mészáros) que cresceu em um orfanato estadual húngaro. Ao receber uma carta da mãe, ela decide viajar para visitá-la, mas descobre que a mulher se casou e tenta fazer a filha se passar por sobrinha. O filme faz uma ótima contraposição entre as mulheres reprimidas pela vida na aldeia e as mulheres que aparentemente tem uma vida mais livre na cidade. Infelizmente, os seus filmes saíram do catálogo da Mubi (esperamos que retornem em breve!).
*
ÍNDIA
“Girls Will Be Girls”
[2024]
Realização: Shuchi Talati
Entrou em cartaz nos cinemas em 20/03
A primeira longa-metragem da realizadora e roteirista indiana Shuchi Talati é um ousado coming-of-age que explora o despertar do desejo sexual feminino, as falhas na comunicação entre mãe e filha e relações de poder com base no género. Tudo isso tendo como cenário um rigoroso e conservador internato misto localizado nos arredores dos Himalaias. Assim como “Tudo o Que Imaginamos Como Luz”, filme de Payal Kapadia que estreou no final do ano passado, “Girls Will Be Girls” apresenta uma história que ainda recebe pouco espaço na cultura cinematográfica indiana, dominada principalmente por Bollywood. Tanto Talati quanto Kapadia são realizadoras indianas que estão iniciando uma jornada de transformação do cinema com tramas bem sensíveis, interpretadas por ótimas actrizes, com novas perspectivas sobre o feminino. Falei mais de “Girls Will Be Girls” aqui.
Dica bônus: Para quem (assim como eu) adorou “Tudo o Que Imaginamos Como Luz”, “Noite Incerta”, a primeira longa da realizadora Payal Kapadia, acabou de entrar no catálogo da Filmin.
*
Acompanhem as nossas recomendações semanais:
Elas no Cinema pelo Mundo #1 – Palestina, Chile, Argentina
Elas no Cinema pelo Mundo #2 – Afeganistão, África do Sul, Albânia
Elas no Cinema pelo Mundo #3 – Canadá, Grécia, Peru
Elas no Cinema pelo Mundo #4 – Alemanha, Angola, Arábia Saudita
Elas no Cinema pelo Mundo #5 – México, Nova Zelândia, Irão
Elas no Cinema pelo Mundo #6 – Áustria, Bangladesh, Bélgica
Elas no Cinema pelo Mundo #7 – Inglaterra, Itália, Estados Unidos
Elas no Cinema pelo Mundo #8 – Brasil, Bulgária, Colômbia
Elas no Cinema pelo Mundo #9 – França, Venezuela, Geórgia
Elas no Cinema pelo Mundo #10 – Arménia, Bósnia e Herzegovina, Costa Rica
Elas no Cinema pelo Mundo #11 – Filipinas, República Dominicana, Tunísia