Elas no Cinema pelo Mundo #37 – Peru, Líbano, Argentina

Room without a view 2021 2 1 Room without a view 2021 2 2

Para esta semana, escolhi três filmes com empregadas domésticas protagonistas. Com os patrões praticamente ausentes, é do ponto de vista delas que vemos as condições em que vivem e o que as move para além do trabalho. Como o trabalho doméstico no cinema é o tema da minha tese de doutoramento, estou sempre atenta à presença das empregadas nos filmes. Não por acaso elas já recomendei aqui outros filmes que tratam desse tema, como “A Camareira” (México), “Play” (Chile), “The Girl From Dak Lak” (Vietname), “Overseas” (Filipinas) e “A Teta Assustada” (Peru).

A agenda Elas no Cinema em Lisboa publica todas as sextas-feiras no Cinema Sétima Arte sugestões de filmes realizados por mulheres de diferentes partes do mundo. A ideia dessa iniciativa, inspirada pelo desafio #52FilmsbyWomen, é promover o trabalho de realizadoras de vários países ao longo do ano todo. Confira no fim do artigo a lista com as publicações anteriores.

PERU

lina de lima 2019 3

2560x384 RC Cinema7arte 4
Publicidade

“Lina de Lima”
[2019]
Realização: María Paz González

Lina é uma empregada doméstica peruana que vive no Chile e quer passar o Natal com a sua família no Peru depois de muitos anos longe. Ela fica responsável por supervisionar a reforma da piscina na nova casa do seu patrão. Como a casa está vazia e tem melhores condições do que a cama que aluga na pensão, acaba passando as noites nela, onde também se encontra com parceiros sexuais. Em “Lina de Lima”, María Paz González mistura comédia e musical num tom inventivo que escapa dos estereótipos da figura da empregada doméstica no cinema. A atriz Magaly Solier dá a vida à empregada dez anos após ter se consagrado no papel de outra empregada em “A Teta Assustada”, de Claudia Llosa. Falamos dele aqui.

 

*

LÍBANO

"Room Without a View", de Roser Corella

“Room Without a View”
[2021]
Realização: Roser Corella

“Room Without a View” aborda o sistema exploratório de trabalho doméstico no Líbano aos quais as mulheres migrantes precisam se sujeitar para conseguirem guardar dinheiro e ajudar as suas famílias que vivem longe. Ouvimos os relatos vivos dessas mulheres enquanto a vemos trabalhar como se não existissem. O filme estreou em Portugal no Festival Olhares do Mediterrâneo e na altura tive a oportunidade de entrevistar a realizadora Roser Corella para o Cinema Sétima Arte. A entrevista pode ser acedida aqui, e também em livro, junto de outros textos inéditos escritos por diversos colaboradores do site.

*

ARGENTINA

la novia del desierto 2017 5

“La Novia del Desierto”
[2017]
Realização: Cecilia Atán e Valeria Pivato

Em “La Novia del Desierto”, Teresa é uma empregada doméstica que está viajando de autocarro para trabalhar em outro lugar mais distante. Na primeira paragem, perde a bagagem com todos os seus pertences e aceita boleia de um vendedor ambulante para recuperará-la. Num roadmovie pelo deserto, Teresa toma distância do seu trabalho, em que, perdida, sem patrões e com um homem interessante ao seu lado, pode descobrir mais sobre si. Quem faz Teresa é a talentosa atriz Paulina García, que é a protagonista de outro filme que adoro, “Glória”. “La Novia del Desierto” estreou na secção Un Certain Regard, em Cannes, e é também o trabalho de estreia das realizadoras argentinas Cecilia Atán e Valeria Pivato.

*

Confira as nossas recomendações passadas:

#1 – Palestina, Chile, Argentina
#2 – Afeganistão, África do Sul, Albânia
#3 – Canadá, Grécia, Peru
#4 – Alemanha, Angola, Arábia Saudita
#5 – México, Nova Zelândia, Irão
#6 – Áustria, Bangladesh, Bélgica
#7 – Inglaterra, Itália, Estados Unidos
#8 – Brasil, Bulgária, Colômbia
#9 – França, Venezuela, Geórgia
#10 – Arménia, Bósnia e Herzegovina, Costa Rica
#11 – Filipinas, República Dominicana, Tunísia
#12 – Finlândia, Hungria, Índia
#13 – Turquia, Kosovo, Singapura
#14 – Croácia, Dinamarca, Espanha
#15 – Senegal, Vietname, China
#16 – Hong Kong, Japão, Líbano
#17 – Portugal
#18 – Paraguai, Nicarágua, Cuba
#19 – Austrália, Marrocos, Porto Rico
#20 – Estónia, Lituânia, Mongólia
#21 – Líbano, Chile, Argentina
#22 – Brasil, Iémen, Tailândia
#23 – Palestina, França, Japão
#24 – Estados Unidos, Luxemburgo, Noruega
#25 – Guiné-Bissau, México, Paraguai
#26 – Macedónia do Norte, Países Baixos, Polónia
#27 – Roménia, Guatemala, Brasil
#28 – Chéquia, Malásia, São Tomé e Príncipe
#29 – Martinica, Suécia, Coreia do Sul
#30 – Irlanda, Rússia, Síria
#31 – Espanha, Quirguistão, Canadá
#32 – Geórgia, Jordânia, Zâmbia
#33 – Argélia, União Soviética, Arménia
#34 – Itália, Senegal, Suíça
#35 – Suécia, Reino Unido, França
#36 – Irão, Lituânia, Tunísia