A 23.ª edição do Doclisboa começou ontem e, para entrar no clima do festival, separei três filmes cujas realizadoras estão na programação deste ano.
A agenda Elas no Cinema em Lisboa publica todas as sextas-feiras no Cinema Sétima Arte sugestões de filmes realizados por mulheres de diferentes partes do mundo. A ideia dessa iniciativa, inspirada pelo desafio #52FilmsbyWomen, é promover o trabalho de realizadoras de vários países ao longo do ano todo. Confira no fim do artigo a lista com as publicações anteriores.
*
ESTADOS UNIDOS
“Toda a Beleza e a Carnificina”
[All the beauty and the bloodshed, 2022]
Realização: Laura Poitras
Disponível na Filmin
Em “Toda a Beleza e a Carnificina”, acompanhamos a vida da fotógrafa Nan Goldin, uma das principais artistas da contracultura nova-iorquina, na empreitada contra a família Sackler, cuja empresa farmacêutica foi a maior responsável pela epidemia de opiáceos com a produção do Oxycontin. O documentário guia-nos às memórias e aos trabalhos iniciais de Goldin para afirmar o seu compromisso como artista e o seu engajamento ativista ao pressionar museus a pararem de receber donativos da família Sackler.
No Doclisboa, passará o novo documentário de Laura Poitras e Mark Obenhaus, “Cover-Up”, um thriller político sobre a carreira do jornalista de investigação Seymour Hersh, vencedor do Prémio Pulitzer com a cobertura sobre o massacre My Lai e a guerra do Vietname. O filme passa no dia 21/10, no Cinema São Jorge, numa sessão única. Confira o trailer aqui.
*
PORTUGAL
“A Portuguesa”
[2018]
Realização: Rita Azevedo Gomes
Disponível na Filmin
“A Portuguesa” é um filme histórico adaptado de um conto homónimo do escritor austríaco Robert Musil sobre uma jovem esposa recém-casada determinada em transformar a residência da família do marido na sua casa, apesar de se tratar de um castelo inóspito num penhasco. Os diálogos do filme foram escritos por nada menos que a romancista Agustina Bessa-Luís. Além disso, os cenários e a fotografia são belíssimos, parecem quadros de pintura e fazem-nos imergir na história.
No Doclisboa, o novo filme de Rita Azevedo Gomes, “Fuck the polis”, também está ligada a um conto, desta vez de João Miguel Fernandes Jorge, e é inspirado na experiência da própria realizadora. O filme trata de uma peregrinação à Grécia ditada pelo deus Apolo e guiada pelos locais sagrados, e revivida vinte anos depois pela mesma mulher. O filme faz parte da Competição Portuguesa e terá duas sessões, no dia 17/10 e 21/10, ambas com a presença da realizadora. Confira o trailer aqui.
*
ALEMANHA
“A Bonus for Irene”
[Eine Prämie für Irene, 1971]
Realização: Helke Sander
Em “A Bonus for Irene”, acompanhamos o ponto de vista de Irene, uma mãe solo que trabalha numa fábrica de máquinas de lavar roupas e precisa lidar com discriminação, assédio e falta de solidariedade das colegas. O filme acende a discussão sobre os direitos das mulheres e o movimento feminista no início dos anos 1970.
No Doclisboa, Helke Sander não aparece como realizadora, mas como personagem. O documentário, dirigido pela atriz e realizadora norueguesa Vibeke Løkkeberg, “The Long Road to the Director’s Chair”, trata do primeiro Seminário Internacional de Cinema Feminino, organizado pelas cineastas Claudia von Alemann e Helke Sander em 1973. Løkkeberg esteve presente no evento e levou uma equipa de filmagem para o local. O material foi encontrado quase 50 anos depois e apresenta agora o momento histórico de luta de mulheres a entrar numa indústria dominada por homens. O filme terá duas exibições, uma no dia 17/10 e outra no dia 24/10, tendo esta última a presença da realizadora. Confira o trailer aqui.
*
Confira as nossas recomendações passadas:
#1 – Palestina, Chile, Argentina
#2 – Afeganistão, África do Sul, Albânia
#3 – Canadá, Grécia, Peru
#4 – Alemanha, Angola, Arábia Saudita
#5 – México, Nova Zelândia, Irão
#6 – Áustria, Bangladesh, Bélgica
#7 – Inglaterra, Itália, Estados Unidos
#8 – Brasil, Bulgária, Colômbia
#9 – França, Venezuela, Geórgia
#10 – Arménia, Bósnia e Herzegovina, Costa Rica
#11 – Filipinas, República Dominicana, Tunísia
#12 – Finlândia, Hungria, Índia
#13 – Turquia, Kosovo, Singapura
#14 – Croácia, Dinamarca, Espanha
#15 – Senegal, Vietname, China
#16 – Hong Kong, Japão, Líbano
#17 – Portugal
#18 – Paraguai, Nicarágua, Cuba
#19 – Austrália, Marrocos, Porto Rico
#20 – Estónia, Lituânia, Mongólia
#21 – Líbano, Chile, Argentina
#22 – Brasil, Iémen, Tailândia
#23 – Palestina, França, Japão
#24 – Estados Unidos, Luxemburgo, Noruega
#25 – Guiné-Bissau, México, Paraguai
#26 – Macedónia do Norte, Países Baixos, Polónia
#27 – Roménia, Guatemala, Brasil
#28 – Chéquia, Malásia, São Tomé e Príncipe
#29 – Martinica, Suécia, Coreia do Sul
#30 – Irlanda, Rússia, Síria
#31 – Espanha, Quirguistão, Canadá
#32 – Geórgia, Jordânia, Zâmbia
#33 – Argélia, União Soviética, Arménia
#34 – Itália, Senegal, Suíça
#35 – Suécia, Reino Unido, França
#36 – Irão, Lituânia, Tunísia
#37 – Peru, Líbano, Argentina
#38 – Argélia, Costa Rica, Dinamarca
#39 – Portugal, Peru, Bélgica
#40 – Brasil, França, México
#41 – Finlândia, França, Reino Unido