A atenção à paisagem é o que liga os três filmes desta semana. Menos de dez anos separam esses filmes onde o olhar por zonas rurais da Europa encontra com o da América Latina e se mistura com o de um povo do Leste Europeu cuja nação de que faz parte está com os dias contados.
A agenda Elas no Cinema em Lisboa publica todas as sextas-feiras no Cinema Sétima Arte sugestões de filmes realizados por mulheres de diferentes partes do mundo. A ideia dessa iniciativa, inspirada pelo desafio #52FilmsbyWomen, é promover o trabalho de realizadoras de vários países ao longo do ano todo. Confira no fim do artigo a lista com as publicações anteriores.
PORTUGAL
“O Movimento das Coisas”
[1985]
Realização: Manuela Serra
Disponível na Filmin
“O Movimento das Coisas” é o primeiro e único filme realizado por Manuela Serra. No fim dos anos 1970, a cineasta filmou o universo rural do norte de Portugal, mas só concluiu o filme seis anos depois, quando foi exibido no Festival de Mannhein, onde foi também premiado. Porém, em Portugal, nunca teve distribuição comercial até recentemente, quando a Cinemateca Portuguesa restaurou uma nova versão. O filme trata do tempo do trabalho rural, da vida quotidiana de camponeses, onde os gestos e os silêncios imperam e a paisagem natural deslumbrante é ameaçada pelas máquinas do progresso.
*
PERU

“Antuca”
[1992]
Realização: Maria Barea
Disponível no Youtube
“Antuca” acompanha uma jovem andina que trabalha como empregada doméstica em Lima, no Peru, e, após diversas desilusões com as pessoas da cidade, decide seguir o seu sonho de voltar para a zona rural, para a sua comunidade. Porém, em meio à paisagem rural e ao trabalho no campo, o tempo que esteve afastada das pessoas e da natureza a fez ser percebida como estrangeira, assim como percebeu que a imagem idílica do campo que havia construído não se sustentava. O filme realizado por Maria Barea faz parte do trabalho desenvolvido pelo Warmi Cine y Video, o primeiro coletivo de cinema liderado por mulheres no Peru, fundado em 1989. O coletivo buscava destacar a agência de mulheres e meninas no cinema por meio figuras marginalizadas.
*
BÉLGICA

“D’Est”
[1993]
Realização: Chantal Akerman
Disponível na Filmin
Um dos filmes mais poéticos de Chantal Akerman, “D’Est” é um olhar às cenas da vida quotidiana das pessoas da Europa do Leste logo após a queda do muro de Berlim e o colapso da União Soviética. Filmado em planos-sequências feitos na maioria das vezes em travellings, vemos o ritmo lento dos gestos banais de pessoas à espera: do autocarro, do comboio, do futuro que está por vir. Dois anos depois, o filme foi adaptado para uma instalação chamada “D’Est, au bord de la fiction”, cujas cenas do filme são fragmentadas em diversos monitores, fazendo-nos percorrer tão lentamente quanto a câmara e as pessoas ao encontro com o sensível.
*
Confira as nossas recomendações passadas:
#1 – Palestina, Chile, Argentina
#2 – Afeganistão, África do Sul, Albânia
#3 – Canadá, Grécia, Peru
#4 – Alemanha, Angola, Arábia Saudita
#5 – México, Nova Zelândia, Irão
#6 – Áustria, Bangladesh, Bélgica
#7 – Inglaterra, Itália, Estados Unidos
#8 – Brasil, Bulgária, Colômbia
#9 – França, Venezuela, Geórgia
#10 – Arménia, Bósnia e Herzegovina, Costa Rica
#11 – Filipinas, República Dominicana, Tunísia
#12 – Finlândia, Hungria, Índia
#13 – Turquia, Kosovo, Singapura
#14 – Croácia, Dinamarca, Espanha
#15 – Senegal, Vietname, China
#16 – Hong Kong, Japão, Líbano
#17 – Portugal
#18 – Paraguai, Nicarágua, Cuba
#19 – Austrália, Marrocos, Porto Rico
#20 – Estónia, Lituânia, Mongólia
#21 – Líbano, Chile, Argentina
#22 – Brasil, Iémen, Tailândia
#23 – Palestina, França, Japão
#24 – Estados Unidos, Luxemburgo, Noruega
#25 – Guiné-Bissau, México, Paraguai
#26 – Macedónia do Norte, Países Baixos, Polónia
#27 – Roménia, Guatemala, Brasil
#28 – Chéquia, Malásia, São Tomé e Príncipe
#29 – Martinica, Suécia, Coreia do Sul
#30 – Irlanda, Rússia, Síria
#31 – Espanha, Quirguistão, Canadá
#32 – Geórgia, Jordânia, Zâmbia
#33 – Argélia, União Soviética, Arménia
#34 – Itália, Senegal, Suíça
#35 – Suécia, Reino Unido, França
#36 – Irão, Lituânia, Tunísia
#37 – Peru, Líbano, Argentina
#38 – Argélia, Costa Rica, Dinamarca

