Elas no Cinema pelo Mundo #25 – Guiné-Bissau, México, Paraguai

HAMACA PARAGUAYA 2006 2 1 HAMACA PARAGUAYA 2006 2 2

Para esta semana, escolhi três filmes que se passam numa única locação em que o tempo da ação, do trabalho e da espera ganham destaque.

Inspiradas pelo desafio #52FilmsByWomen, todas as sextas, nós do Elas no Cinema em Lisboa, trazemos sugestões de filmes realizados por mulheres de diferentes partes do mundo.

*

2560x384 RC Cinema7arte 3
Publicidade

GUINÉ-BISSAU

conakry 2013 4

“Conakry”
[2013]
Realização: Filipa César
Disponível no YouTube

“Conakry” é uma curta filmada em plano-sequência com câmara de 16mm no Haus der Kulturen der Welt em Berlin. Numa homenagem ao líder bissau-guineense e cabo-verdiano Amílcar Cabral, a realizadora Filipa César convidou a escritora e artista Grada Kilomba e a ativista Diana McCarty para refletirem sobre as imagens de arquivo e suas histórias, questionando os seus sentidos num mundo pós-revolução africana. Anos mais tarde, Filipa César recorre à parte desse material de arquivo recuperado, em que ativistas do cinema militante de Guiné-Bissau capturam a liberdade e os primeiros anos de independência, para exibir e discutir junto à comunidade guineense. Desse encontro, surge a sua longa “Spell Reel” (2017).

*

MÉXICO

a camareira 2018 5

“A Camareira”
[La Camarista, 2018]
Realização: Lila Avilés
Disponível da Filmin

“A Camareira”, de Lila Avilés, é um filme que se passa inteiro dentro de um hotel de luxo na Cidade do México. Eve é uma camareira tímida e que pouco se relaciona com os colegas, mas que encontra na rotina do trabalho momentos que a tiram da monotonia, como colecionar objetos deixados pelos hóspedes, cuidar do bebé de uma hóspede enquanto ela toma banho, fazer o curso oferecido pelo hotel. Com o filme centrado no ambiente de trabalho, acabamos por conhecer o que ela deixa para trás nas suas ligações telefónicas para a casa. O sonho de ter uma vida melhor faz com que ela permaneça vinculada a um trabalho que promete, mas pouco oferece e quase nada cumpre.

*

PARAGUAI

HAMACA PARAGUAYA 2006 6

“Hamaca Paraguaya”
[2006]
Realização: Paz Encina

Ambientado pelos anos 1935, “Hamaca Paraguaya” é centrado numa zona rural paraguaia em que um casal de pequenos agricultores idosos espera pelo filho que partiu para a Guerra do Chaco, entre Paraguai e Bolívia. Também esperam pela chuva, pelo vento, para que o calor se vá, que o cão deixe de latir, que os dias melhorem. O filme tem um ritmo lento, é feito de longos planos-sequências, sem planos fechados, convidando quem assiste a imergir nas suas belas imagens. O filme participou de diversos festivais internacionais, inclusive em Cannes, onde ganhou o FIPRESCI, prémio internacional dos críticos, na secção Un Certain Regard. Apesar disso, “Hamaca Paraguaya” é pouco conhecido e menos ainda assistido. Não está disponível em nenhuma plataforma de streaming e as cópias que circulam na internet são muito baixas. Paz Encina realizou em 2022 “Eami”, que passou em Portugal na Mostra de Cinema da América Latina em Lisboa, promovido pela Casa da América Latina.

*

Confira as nossas recomendações passadas:

#1 – Palestina, Chile, Argentina
#2 – Afeganistão, África do Sul, Albânia
#3 – Canadá, Grécia, Peru
#4 – Alemanha, Angola, Arábia Saudita
#5 – México, Nova Zelândia, Irão
#6 – Áustria, Bangladesh, Bélgica
#7 – Inglaterra, Itália, Estados Unidos
#8 – Brasil, Bulgária, Colômbia
#9 – França, Venezuela, Geórgia
#10 – Arménia, Bósnia e Herzegovina, Costa Rica
#11 – Filipinas, República Dominicana, Tunísia
#12 – Finlândia, Hungria, Índia
#13 – Turquia, Kosovo, Singapura
#14 – Croácia, Dinamarca, Espanha
#15 – Senegal, Vietname, China
#16 – Hong Kong, Japão, Líbano
#17 – Portugal
#18 – Paraguai, Nicarágua, Cuba
#19 – Austrália, Marrocos, Porto Rico
#20 – Estónia, Lituânia, Mongólia
#21 – Líbano, Chile, Argentina
#22 – Brasil, Iémen, Tailândia
#23 – Palestina, França, Japão
#24 – Estados Unidos, Luxemburgo, Noruega